Biosseguridade, oportunidades de mercado, bem-estar animal, gestão e sucessão familiar serão os destaques
Conhecimento é uma marca registrada do Tecnoeste, que será realizado no IFC Concórdia, de 20 a 22 de fevereiro. Em todas as edições os seminários de Leite e de Suínos, que acontecemnos dias 21 e 22, tratam de assuntos atuais e que envolvem a rotina dos produtores. Os destaques das palestras de 2024 são os temas biosseguridade, oportunidades de mercado, bem-estar animal, gestão e sucessão familiar. Todas as pessoas que têm interesse nesses assuntos podem participar dos seminários, sem necessidade de inscrição.
Seminário de Leite
O gerente do Fomento de Leite da Copérdia, Flávio Durante, diz que a escolha dos temas se baseou nas principais necessidade dos produtores, como é o caso do calor excessivo. “Sabemos que quando a temperatura corporal das vacas leiteiras passa de 25ºC, já ocorre perda de produtividade e da qualidade do leite”, ressalta. As palestras do seminário vão trazer informações para reduzir esses danos.
Outros temas importantes são a gestão e a sucessão das propriedades. “Vamos mostrar o exemplo de uma família em que os filhos retornaram da cidade para administrar a propriedade dos pais. Eles estão fazendo uma gestão técnica e econômica bem aprimorada”, afirma Durante.
Seminário de Suínos
O Seminário de Suínos vai tratar de biosseguridade e oportunidade de mercado. O gerente do Fomento de Suinocultura da Copérdia, Arlan Lorenzetti, enfatiza que a sanidade é uma bandeira forte para manter certificações de exportação e produção dentro das regras mundiais. “É um dos pontos mais importantes para manter e conquistar novos mercados, e estão evoluindo diariamente”, frisa.
Tratando-se de novas oportunidades de mercado, Lorenzetti diz que a responsabilidade dos produtores não é apenas produzir e vender os animais. Na visão dele é muito importante estar atento aos comportamentos dos consumidores. “Vamos ter muitas informações focadas no mercado asiático que é um dos mercados mais promissores”, acrescenta.
Confira a programação
- 21/02 – Seminário de Leite, no auditório do IFC
– 9h30: Abertura
– 9h45: Palestra 1: “Estratégias para melhorar o conforto de vacas no desafio do Verão”, com Emanuel Mânica, doutor em produção animal com ênfase em ambiência.
– 10h15: Palestra 2: “Como é feita a gestão técnica e econômica na granja leiteira Tomazetto de Alto Bela Vista”, com Leticia TomazettoBervian.
– 10h45 Palestra 3: “Condução da sucessão familiar na propriedade Woloszyn de Concórdia”, com Natalino, Claudete e Matheus Woloszyin.
– 11h15 Mesa Redonda com os palestrantes 2 e 3
– 11h30 Encerramento
- 22/02 – Seminário de Suínos, no auditório do IFC
– 9h15: Abertura
– 9h30 Palestra: “Biosseguridade nas granjas, doenças emergentes e resultados do monitoramento das doenças oficiais via frigoríficos”, com Marcos Antonio Zanella Mores, analista da Embrapa Suínos e Aves
– 10h45 Palestra: “Panorama do mercado global de produção de suínos”, com Alexandre Furtado da Rosa, diretor-superintendente da Agroceres PIC.