A abertura da 17ª edição do Tecnoeste foi marcada pela presença de várias autoridades políticas do Estado de Santa Catarina, além de lideranças regionais e empreendedores do agronegócio, na manhã desta terça-feira, 20, no parque do IFC Concórdia. O presidente da Copérdia, Vanduir Martini, aproveitou a oportunidade para cobrar políticas públicas que valorizem os pequenos, médios e grandes produtores. Ele destacou a preocupação com os prejuízos causados pelas constantes estiagens no Oeste e a desvalorização da produção leiteira nacional.
Martini foi enfático ao dizer que os produtores não podem continuar vivendo com a insegurança das instabilidades climáticas. “Precisamos estender a política de incentivo à implantação de cisternas nas grandes propriedades também, que é onde se concentra a maior parte da produção”, enfatiza.
Outro pedido do presidente foi para que as autoridades políticas e técnicos da área unam esforços para encontrar novas alternativas para viabilizar a produção leiteira. “Eu conheço o sistema dos países vizinhos e posso dizer que o nosso é muito melhor. Se não forem tomadas medidas urgentes, muitos produtores podem abandonar a atividade. Tenho certeza que há gente boa disposta a contribuir para encontrarmos uma solução para esse setor, que é tão importante para a economia de Santa Catarina e do Brasil”.
Os secretários de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, e de Ciências, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, participaram da abertura oficial e destacaram que há um compromisso do governo de Estado em atender as necessidades do setor. “Temos um grande desafio que é levar infraestrutura de internet de qualidade para o campo para que possamos entrar em um novo ciclo de desenvolvimento”, afirmou Fett.
O deputado estadual Edilson Massocco disse que o governo do Estado reconhece a importância do agronegócio e está fazendo grandes investimentos. Segundo ele, a revitalização da SC 283, que liga Concórdia a Chapecó, é uma das prioridades. O deputado comentou que a recuperação do trecho entre Seara e Arvoredo pode iniciar em breve e vai custar mais de R$ 150 milhões. Ele também pontuou que a obra no trecho de Arabutã a Seara ainda não foi iniciada porque a licitação está sendo discutida por vias judiciais.
O Tecnoeste iniciou nesta terça-feira, 20 de fevereiro, e segue até a quinta-feira, 22. São mais de 300 expositores preparados para receber cerca de 35 mil pessoas durante os três dias de evento.